Os Maiores Mercados de E-commerce do Mundo em 2024

Os Maiores Mercados de E-commerce: O comércio eletrônico global continua a crescer rapidamente em 2024, impulsionado por mudanças no comportamento do consumidor, o aumento da conectividade e a popularização das transações digitais. Estima-se que 2,71 bilhões de pessoas, ou 33% da população mundial, façam compras on-line, o que eleva o mercado global de comércio eletrônico para US$ 6,31 trilhões. Projeções indicam que esse número chegará a US$ 7,95 trilhões até 2027, consolidando o e-commerce como um dos setores mais dinâmicos da economia mundial.

Este artigo analisa os 10 maiores mercados de comércio eletrônico do mundo em 2024, com a adição do Brasil, e apresenta uma visão geral de suas características demográficas, preferências de pagamento e tendências de crescimento.

1. China – US$ 3,19 trilhões

A China mantém a liderança global com um mercado de comércio eletrônico avaliado em US$ 3,19 trilhões, responsável por 47,3% das vendas no varejo do país. O mercado chinês projeta-se para um crescimento ainda maior, com uma expectativa de atingir US$ 3,98 trilhões até 2027.

Destaques do Mercado:

  • 915,1 milhões de compradores digitais, representando 64% da população.
  • O consumidor chinês gasta em média US$ 2.058 por ano em compras online.
  • 64% das transações são realizadas por dispositivos móveis, com 65% dessas transações sendo feitas por meio de aplicativos.
  • Carteiras digitais são o método de pagamento preferido, representando 59% das transações.

2. Estados Unidos – US$ 1,22 trilhão

O mercado de e-commerce dos Estados Unidos ocupa o segundo lugar global, com um valor de US$ 1,22 trilhão, representando 15,9% das vendas no varejo. Estima-se que o mercado cresça para US$ 1,88 trilhão até 2029.

Destaques do Mercado:

  • 270,11 milhões de compradores on-line, representando 80% da população.
  • 45% das vendas de e-commerce são feitas por smartphones.
  • 58% dos pagamentos online são realizados com cartões, e 26% com carteiras digitais.
  • Nos EUA, há 3,26 cartões de crédito per capita, um dos maiores índices do mundo.

3. Reino Unido – US$ 195,7 bilhões

O Reino Unido, com um mercado de e-commerce avaliado em US$ 195,7 bilhões, é o terceiro maior globalmente. O comércio eletrônico responde por 28% das vendas no varejo, o que sugere espaço para mais crescimento à medida que a penetração de compras online aumenta.

Destaques do Mercado:

  • 57 milhões de compradores on-line.
  • Um consumidor médio no Reino Unido gasta US$ 4.700 anualmente.
  • 63% das transações ocorrem por dispositivos móveis, com **48% dessas transações feitas por meio de aplicativos.
  • 25% das vendas de e-commerce são internacionais.

4. Japão – US$ 169,4 bilhões

O mercado japonês é avaliado em US$ 169,4 bilhões e deve crescer para US$ 263,4 bilhões até 2029, com o comércio eletrônico representando 10% do varejo total.

Destaques do Mercado:

  • 94 milhões de compradores on-line, ou 76% da população.
  • O consumidor japonês gasta em média US$ 2.023 por ano em compras online.
  • 34% das vendas de e-commerce são feitas via dispositivos móveis.
  • Cartões de crédito representam 68% das transações online, seguidos por transferências bancárias (13%) e carteiras digitais (5%).

5. Coreia do Sul – US$ 147 bilhões

A Coreia do Sul tem um mercado de e-commerce avaliado em US$ 147 bilhões, representando 18% do varejo total. O mercado coreano é fortemente influenciado pela alta penetração de dispositivos móveis.

Destaques do Mercado:

  • 70% das transações de e-commerce ocorrem em dispositivos móveis.
  • Os consumidores sul-coreanos usam, em média, quatro a seis aplicativos de compras.
  • 52% dos compradores fazem compras internacionais, embora isso represente menos de 5% do comércio eletrônico total.

6. Alemanha – US$ 141,2 bilhões

O mercado de e-commerce alemão, avaliado em US$ 141,2 bilhões, é o sexto maior do mundo, com 11,2% do varejo total proveniente do comércio eletrônico.

Destaques do Mercado:

  • 62 milhões de compradores on-line, representando 74% da população.
  • Os consumidores alemães gastam em média US$ 1.695 por ano.
  • 35% das transações de e-commerce ocorrem em dispositivos móveis.
  • O método de pagamento compre agora e pague depois é preferido por 30% dos consumidores, seguido por carteiras digitais (27%).

7. Índia – US$ 116 bilhões

A Índia, com seu mercado de e-commerce avaliado em US$ 116 bilhões, continua sendo um mercado emergente, com 5% das vendas no varejo realizadas online. Com uma população gigantesca e um número crescente de usuários de internet, o mercado indiano tem grande potencial.

Destaques do Mercado:

  • 250 milhões de compradores on-line, mas 6 em cada 10 cidadãos indianos ainda não fizeram compras on-line.
  • 80% das transações de e-commerce são feitas via dispositivos móveis.
  • 46% dos pagamentos são realizados por carteiras digitais.

8. Indonésia – US$ 62 bilhões

O mercado indonésio é avaliado em US$ 62 bilhões, representando 5,4% do varejo total do país. Com uma população jovem e crescente penetração da internet, a Indonésia é um mercado em crescimento acelerado.

Destaques do Mercado:

  • 65 milhões de compradores on-line, ou 23,63% da população.
  • 64% das transações de e-commerce ocorrem por dispositivos móveis.
  • 78% das transações móveis são realizadas por aplicativos.

9. França – US$ 51 bilhões

A França, com um mercado de US$ 51 bilhões, é o nono maior do mundo. O comércio eletrônico representa 10% do varejo total do país, com forte presença de dispositivos móveis e redes sociais no processo de compra.

Destaques do Mercado:

  • 7 em cada 10 franceses compram online.
  • Os consumidores franceses gastam em média 2.450 euros por ano.
  • 76% das transações de e-commerce são realizadas com cartões, enquanto 14% são feitas por carteiras digitais.

10. Brasil – US$ 35,7 bilhões

O Brasil é um dos maiores mercados de e-commerce da América Latina, com um faturamento anual de US$ 35,7 bilhões. O e-commerce brasileiro representa cerca de 10% do total das vendas no varejo, e o mercado continua a crescer rapidamente, com uma base de consumidores cada vez mais acostumada às compras online.

Destaques do Mercado:

  • 76,3 milhões de compradores on-line, representando cerca de 36% da população.
  • Os consumidores brasileiros gastam, em média, R$ 2.300 por ano em compras online.
  • 59% das transações de e-commerce no Brasil são realizadas por dispositivos móveis, com aplicativos sendo os meios preferidos.
  • Carteiras digitais e boletos bancários são os métodos de pagamento mais populares, com 34% e 25% de participação, respectivamente.
  • 32% das vendas de e-commerce no Brasil são feitas em marketplaces como Mercado Livre, Amazon e Shopee.
  • A penetração de compras internacionais é alta, com 41% dos consumidores brasileiros fazendo compras em sites estrangeiros.

11. Canadá – US$ 40,3 bilhões

O mercado canadense de e-commerce, avaliado em US$ 40,3 bilhões, representa 13,6% das vendas no varejo do país. O Canadá tem uma alta taxa de penetração de comércio eletrônico, especialmente em categorias como viagens, eletrônicos e moda.

Destaques do Mercado:

  • 27 milhões de compradores on-line, ou 65% da população.
  • O consumidor canadense gasta em média US$ 2.790 em compras on-line por ano.
  • 35% das transações são realizadas por dispositivos móveis.
  • 62% dos compradores canadenses realizam compras em sites internacionais.
Os Maiores Mercados de E-commerce

Conclusão – Os Maiores Mercados de E-commerce

Os maiores mercados de e-commerce do mundo em 2024 são dominados por países como China, Estados Unidos, e Reino Unido, mas mercados emergentes como Índia e Brasil apresentam um crescimento expressivo. Com o comércio eletrônico global previsto para atingir US$ 7,95 trilhões até 2027, a digitalização do varejo continuará a redefinir o comportamento do consumidor e as operações de negócios em todo o mundo.

O Brasil, em particular, tem demonstrado grande potencial de crescimento no setor de e-commerce, com uma base de consumidores digitais em rápida expansão e uma forte presença de marketplaces. O sucesso futuro nesse setor dependerá da adaptação às tendências tecnológicas e de pagamento, como o aumento do uso de dispositivos móveis e carteiras digitais.

Picture of Sergio Figueiredo

Sergio Figueiredo

Sergio Figueiredo é formado em Ciências Contábeis e possui MBA em Controladoria e Gestão Estratégica de Negócios pela FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado). Atuou como Auditor Independente e Consultor Tributário na Deloitte Touche Tohmatsu de São Paulo, foi coordenador tributário no Grupo Remaza e também desenvolveu projetos na Novartis Biociências S/A e Omni Banco e Financeira S/A. Sergio possui mais de 20 anos de experiência no segmento tributário e contábil, com vasto conhecimento em legislação tributária, planejamento empresarial e estratégico, direito societário e atualmente é CEO na Agora Deu Lucro, um ecossistema de soluções societárias, financeiras, tributárias e contábeis para E-Commerce.